no país das maravilhas
Há uma docente vinculada a uma zona pedagógica. Quando são publicadas as listas definitivas, esta docente verifica que não está colocada. Entretanto, tenta oferecer-se para trabalhar no ensino de inglês no 1º ciclo, área em que há um número muito pequeno (10?) de docentes com formação adequada: no campo da competência na língua estrangeira e no campo da formação pedagógica naquele nível de ensino). Como todo o processo de colocação de docentes está centralizado, não há resposta a casos concretos.
Algumas questões:
1. Quem vai lecionar inglês no 1º ciclo?
2. Como diz o António Vitorino, daqui a 10 anos iremos ver os resultados da introdução do inglês no 1º ciclo. Eu digo o mesmo, mas não o digo com um sorriso no rosto por uma razão: vamos criar uma geração de pessoas que odeiam a ideia de aprender línguas estrangeiras. Para não correr o risco de ser acusada de não apresentar soluções, passo a registar algumas possibilidades:
a) Deveria criar-se uma base de dados dos professores que leccionam inglês a crianças destas idades há décadas em Portugal. Estes professores deveriam ser convidados a continuar o seu trabalho nas escolas públicas. Deveriam, ao mesmo tempo, fazer/dar formação cooperada aos colegas interessados. EM um ano lectivo apenas teríamos um número bem interessante de professores capazes de fazer este delicado e importante trabalho de sensibilização para e de introdução a uma língua estrangeira.
b) Como o sono me está a turvar as ideias, fico pela soulção anterior, a mais rápida, porque há outras soluções, mas compreendo que o governo, narowminded como é (independentemente da cor política - o verbo está no presente porque no presente e passado recente temos tido governos i.ncapazes de pensar a longo prazo, incapazes de aceitar e aproveitar ideias de governos anteriores)
ooops! distraí-me um bocado e perdi o fio à meada!
O mistério:
A docente, ao perceber que não obterá resposta personalizada, aguarda os resultados. Quando saem descobre que não está na lista de colocados... nem na lista de não colocados...
Descobre que deixou de existir. Caso para dizer: belisquem-me que não sei se estou acordada!
VSO needs you
-Quando é que este título deixa de ser ficção?-
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Arquivo
-
▼
2005
(38)
-
▼
September
(13)
- A "mentira" do Inglês no 1º ciclo
- O Fórum Social Ibérico para a Educação vai realiza...
- Amanhã, vão começar as aulas lá na Escola. Depois ...
- Cada povo tem o país que merece
- os mistérios dos concursos de docentes
- concurso do país das maravilhas
- Acabam de sair os resultados da 1ª colocação cíclica!
- deus queira/assim seja/oxalá/amen
- Impressões do Quotidiano 3 - Área Projecto
- Impressões do Quotidiano 2 -Horários
- Impressões do Quotidiano 1 (Continuação)
- Impressões do Quotidiano 1
- As decepções do dia ...
-
▼
September
(13)
Links
- NILE - language education
- Escola da Ajuda
- Abnoxio
- APPI nep
- Associação Nacional de Animação e Educação
- Becker & Posner
- Causa nossa
- Ciência.pt
- Comfusão de estórias
- concursos - dgrhe
- EB 1 Alexandre Rodrigues Ferreira
- intervir
- ipod ready stories for kids
- Le Monde Diplomatique
- Mais uma aula
- Primary English Teachers in Portugal
- Professores.pt
- Professorinha
- Página da Educação
- Scientific American
- Turma da Piedade
- Turma do Pascal
- Unesco
- Unicef
- utilities - translation
- NILE - language education
2 comments:
Todos os casos referidos em impressões do quotidiano são verídicos... Não é preciso dar sugestões... Há anos que elas tê vindo a ser dadas...em vão...
Não tenho vergonha do insucesso escolar, como hoje dizia o 1º ministro... tenho é vergonha do governo que temos...
o governo que temos é o governo que merecemos. enquanto povo. enquanto sociedade preguiçosa. enquanto cidadãos acrítico e amorfos.
Post a Comment