VSO needs you

-Quando é que este título deixa de ser ficção?-

Monday, September 12, 2005

Impressões do Quotidiano 1

Tomei uma decisão hoje de manhã: Vou alimentar este blog com as impressões que a escola me proporcionar, sem filtros de politicamente correcto nem de receio de chocar seja quem for. Serão impressões sentidas à medida que forem surgindo diariamente ou não... Poderia até ser um novo blog, mas considero que tem lugar neste uma espécie de “Secção” de Impressões do quotidiano. Daí, o título deste posts.

Primeira Reunião Geral de Professores do ano:
Marcada para as 10:30, iniciou-se às 10:50. A confusõa era grande: cerca de 180 professores juntos faziam mais barulho que 3 turmas de 30 alunos aguardando os professores. O Conselho Executivo bem procurava fazer-se ouvir mas em vão, até que alguém deu uma assobiadela tipo de cinema de bairro acompanhadas de dois murros numa mesa (ah! A reunião era no refeitório, único local onde cabem tantos professores...) e o pessoal acalmou....
As primeiras palavras não foram de boas vindas, pois o facto de haver poucos professores novos ( cerca de 10...) não justificava que se falasse do funcionamento na escola , pois era conhecido de todos... ( por acaso até nem era, já que houve alteração de conselho executivo e obviamente p modo de funcionar e de tomada de decisões mudou...)
Foi desejado bom dia a todos e explicadas as alterações de legislação que implicavam novos procedimentos e “retiravam direitos já adquiridos” (sic...)
1.Atenção – as faltas dadas para acompanhamento de familiares doentes com idade superior a 10 anos serão descontadas no ordenado, vencimento, tempo de serviço, isto é, serão objectos do mesmo tratamento que as faltas “por greve...” ( bem, se tiver de acompanhar o seu filho com 11 anos ao médico e a criança precisar de ficar em casa uns dias, já sabe, o melhor é meter atestado médico...)
2.As reduções de tempo lectivo por antiguidade têm de ser indicadas em horário e passadas na escola: actividades sugeridas - aulas de substituição, leitura orientada, etc., etc.,,, os professores são muito criativos... Os professores com estas reduções devem em conjunto com o C.E. marcar essas horas... ( aulas de substituição não são actividades lectivas? Se ao alunos estão em aulas, porque lá na escola os alunos têm horários muito arrumadinhos e todos têm 2 tardes livres, os professores fazem actividades com quem? Nem que seja tomar conta deles, foi uma das dicas do Sr. Secretário de Estado...)
3.O alargamento de horário até às 17:30 para o 1º ciclo não é obrigatório. Sã actividades extracurriculares e os pais podem não querer... ( depois de tantos anos a estudar desenvolvimento curricular, confesso que estou confusa - afinal currículo não é constituído por tudo quanto os alunos aprendem na escola...? daí a existência de vários tipos de currículo, etc.. o melhor é rever o que dizem os teóricos do desenvolvimento curricular, que anda aqui algo que se me escapa...e . de caminho, pedir desculpa aos alunos que tive nos últimos anos, a quem exigi diversos trabalhos e investigação sobre currículo escolar...é evidente que para o ministério currículo é programa.)
A reunião acabou. Café, hoje a escola ofereceu, depois reuniões de disciplina

1 comment:

kelly said...

o me deve ter subdividido o currículo em duas partes: o currículo "a sério", vulgo "programa" e "o outro" currículo. deve ser isso.

Contributors

sitemeter