VSO needs you

-Quando é que este título deixa de ser ficção?-

Sunday, July 03, 2005

Conhece alguém que tenha escolhido ser professor pelo "estágio remunerado"?

Ouvir a Sra. Ministra da Educação dizer que muitos jovens escolhiam o curso de formação de professores porque tinham o "estágio" remunerado deixou-me surpreendida e pasma... Possivelmente ouvi mal, já que estava lendo uns relatórios e ouvindo o debate , mas que essa afirmação foi feita, não duvido..
O pasmo adveio-me de nunca ter encontrado tal razão nos centenas de alunos com quem trabalhei/ajudei na formação nem nos colegas de escola(s)
Confesso que encontrei dezenas de alunos que optaram por este curso por "exigir médias mais baixas"( o que , na minha opinião é extremamente grave para um sistema de ensino de qualidade); encontrei alunos que entraram nestes cursos como poderiam ter entrado noutro qualquer ( a sua única pretensão era poderem ter uma licenciatura e a de ensino estava mais á mão, o que continua a ser muito grave quando se pretende um ensino público de qualidade); encontrei alguns, muito poucos que escolheram o curso porque queriam ser PROFESSORES.
Nas Escolas, encontrei engenheiros, advogados, economistas, arquitectos, etc.etc. que procuraram no ensino o "emprego" que não conseguiram no seu ramo. Professores, por opção consciente, não tenho encontrado muitos. Mas, destes últimos, a maior parte já está profissionalizado, instalado no sistema e pessoalmente não acredito que venham a mudar o seu modo de estra na profissão com as novas medidas. Pelo contrário, penso que as vão utilizar para justificar ainda melhor o não empenho na educação.
A grande questão que continua a pôr-se é: o que é ser professor? Será que ser professor é uma profissão no sentido que é dado sociologicamente a este termo?
Esta é uma questão que gostaria de ver debatida.
Quanto ás medidas anunciadas são apenas medidas "económicas", mascaradas de "melhor rendimento", "melhor ensino", "mais qualidade", etc., etc,...
Poupem-me á hipocrisia...

No comments:

Contributors

sitemeter