Que medidas estão preconizadas para a Formação de Adultos?
Cada pessoa constrói-se a partir da sua experiência, dos seus interesses, da sua vontade e/ou necessidade de saber.
Nenhum de nós, criança ou adulto é uma espécie de saco ( a nossa cabeça), onde alguém muito erudito ( na cabeça de muitos, o professor), deposita os conhecimentos que alguém (Ministério) determinou necessários.
A aprendizagem implica vontade, interesse e esforço.
Não há aprendizagem sem trabalho próprio e ninguém aprende se não vir vantagens e/ou utilidade nessa aprendizagem.
Educar não significa apenas instruir, obter diplomas ou certificados, por muito necessários que eles sejam numa época em que os valores, os saberes, os interesses sofreram grandes alterações...
Educar implica desenvolvimento da pessoa, crescimento, vontade de aprender, vontade de compreender o que se passa à sua volta, de acompanhar o ritmo da vida, enfim vontade de não ficar para trás.
Educar / Formar implica antes de tudo um Projecto de Vida individual e/ou colectivo.
Não há Formação sem Projecto.