VSO needs you

-Quando é que este título deixa de ser ficção?-

Thursday, July 14, 2005

Imagens de escola

Um excerto de uma tese de mestrado defendida Há cerca de 11 anos...
"Em relação ao conceito escola, assumido aqui como organização social e sendo um conceito chave no processo de formação contínua de professores, trata-se para além de um conceito, de um contexto educativo e social nem sempre fácil de compreender e de explicitar.
Antes porém de se proceder à análise do conceito escola, enquanto construído social, com funcionamento complexo e multidimensional, afigura-se relevante apresentar, ainda que socorrendo-nos de uma linguagem metafórica, utilizada por Garcia (1994) as diferentes imagens com que a escola foi, é e ainda vai sendo comparada actualmente. As “imagens” mais frequentemente associadas ao conceito de escola são:
- como uma FÁBRICA, onde a produção de conhecimentos em massa, o controlo de qualidade da aprendizagem, a descrição pormenorizada das tarefas a seguir, imperam numa lógica de racionalização, assumindo a escola um papel de socialização e homogeneização social;
- como um HOSPITAL, onde os professores devem prestar uma atenção especial ao indivíduo e suas necessidades específicas, caracterizando-se por uma separação clara entre as decisões relativas à gestão da instituição e às decisões claramente profissionais da responsabilidade do conhecimento dos professores;
- como uma FAMÍLIA, onde se salienta a comunicação educativa, com papéis claros e definidos dos diferentes intervenientes — professores, pais, alunos, directores, pessoal auxiliar — destacando-se a componente afectiva e relacional;
- como uma ZONA DE BATALHA, na medida em que os conflitos entre os diversos actores abundam, às vezes a nível organizativo, outras vezes a níveis pessoais e de grupo, o que torna, por vezes, as escolas em verdadeiros “campos de batalha” pelo poder;
- como um TEATRO, porque permite interpretar o que acontece numa escola como representações dos diferentes papéis que os actores desempenham, sem que abdiquem da sua própria identidade pessoal.
Uma leitura ainda que linear destas “imagens” mais comuns relativas à escola deixa claro a complexidade de funcionamento da instituição escolar, sujeita a uma forte pressão social, à exigência de objectivos múltiplos complexos e por vezes, mesmo contraditórios. A escola, enquanto instituição contribui para reproduzir, recriar e promover relações sociais tanto pelo que ensina explicitamente (currículo explícito), como pelo tipo de relações e aprendizagens implícitas que permite (currículo oculto), podendo-se ainda assimilar a esta escola a função de instrumento de compensação de desigualdades sociais, devendo para tal ser capaz de oferecer oportunidades de formação a todos os cidadãos independentemente ou em função das possibilidades económicas das famílias."


As perguntas de então mantêm a sua validade hoje:
É esta a escola que temos?
Quais as funções do professor numa organização tão complexa?
Qual a imagem de escola que prevalece no nosso sistema educativo?

No comments:

Contributors

sitemeter