VSO needs you

-Quando é que este título deixa de ser ficção?-

Saturday, August 26, 2006

Reconhecer a melhoria

Este ano lectivo, ao contrário do anterior, a DGRHE colocou administrtivamente os docentes sem que estes tivessem que se deslocar em rebanho às respectivas DRE's.
Considerando a natureza desta afectação (colocação), ou seja, sabendo que dura apenas o tempo de espera por uma vaga a tempo inteiro em outra escola, não fazia sentido que as pessoas perdessem mais tempo com ela.

O que significa para a DREL "oportunamente"?

Mais ridículo é a seguinte alteração no texto:

"Nota: Grupos de Recrutamento 100 (Educação Pré-Escolar), 110 (1º Ciclo), 300 (Português) e 320 (Francês)As informações sobre as afectações administrativas dos Docentes deste grupos serão prestadas oportunamente."
Meus caros,
"oprtunamente" significa na ocasião própria. Ora, na minha opinião, quanto mais cedo, mais oportuno, não? Os cidadãos nem sempre percebem que um ano lectivo se deve preparar ANTES de ter início, de forma a que se possam ir introduzindo alterações e adaptações, à medida que se justifiquem, mas aquilo que este país promove é o trabalho "em cima do joelho". Não será esta atitude demasiado grave e não terá consequências ao nível da saúde escolar/educativa, sobretudo dos mais novos?

Eu ainda tenho esperança e acredito que os anos lectivos acontecerão todos os anos e que ainda vai chegar o ano em que a grande maioria (sim, porque sobrarão sempre as vagas dos que adoecem, morrem, etc.) dos docentes que o queiram fazer, poderão preparar o seu trabalho com antecedência, tendo tempo para conhecer toda a dinÂmica e contexto da "sua" escola.

Friday, August 25, 2006

descubra as diferenças

Ao longo desta semana pôde ler-se:


Aviso - Docentes QZP's da Área da DREL

Avisam-se os docentes pertencentes aos Quadros de Zona Pedagógica da área da Drel que não obtiveram colocação no concurso nacional que, até ao próximo dia 25 de Agosto, serão indicadas no sitío da Drel (http://www.drel.min-edu.pt) as escolas de afectação administrativa, para efeitos do previsto no n.º 5 do art. 51.º do Dec. - Lei n.º 20/2006, de 31 de Janeiro.

Agora lê-se

Aviso - Docentes QZP's da Área da DREL (Alterado)

Onde se lê: "até ao próximo dia 25 de Agosto" deverá ler-se: "até ao final do próximo dia 25 de Agosto"

Avisam-se os docentes pertencentes aos Quadros de Zona Pedagógica da área da Drel que não obtiveram colocação no concurso nacional que, até ao próximo dia 25 de Agosto, serão indicadas no sitío da Drel (http://www.drel.min-edu.pt) as escolas de afectação administrativa, para efeitos do previsto no n.º 5 do art. 51.º do Dec. - Lei n.º 20/2006, de 31 de Janeiro.

Isto é mesmo ridículo, ou sou eu a exagerar? Isto acontece sempre, ou será um exagero meu?

Saturday, August 19, 2006

listas de colocação e não colocação

Estão disponíveis as listas de colocação e não colocação no site da DGRHE.
Este ano aconteceu-me o mesmo que acontecera no ano passado: apesar de pertencer a um quadro de zona, pude ler "não colocada". O mais bizarro é saber que haverá uma turma a precisar de professora, tal como aconteceu no ano passado.

Friday, August 18, 2006

emigrar

A Nova Zelândia parece-me um lugar civilizado, com uma densidade populacional simpática, para onde me está a apetecer ir.
Mais longe, neste planeta azul-quase-cinzento, não há. É o mais longe do mundo para mim. Só isso já é bom!
Calculo que haja por aí mais gente interessada e sabem que adoro partilhar. Tomem e vejam aqui. Meet you there!

Wednesday, August 09, 2006

Using real books with children learning English

Seminário: Using real books with children learning English

Excelentes "speakers", um tema aglomerador e central, quando se fala do trabalho com crianças.

Coordenadas: Harrogate, University of York
Data: 4 a 6 de Abril

Coincide com a "IATEFL Conference", que se realiza de 8 a 12 de Abril

Inscrições e informação complementar: educ12@york.ac.uk
Tel.: + 44 (0) 1904 43248

Monday, August 07, 2006

novo ano lectivo - reuniões de pais

Aproxima-se o início de mais um ano lectivo e estou, como boa workaholic que sou, a prepará-lo na medida do possível. Considerando que sou docente de um Quadro de Zona Pedagógica deveria já saber o que me espera daqui a um mês: qual o concelho, qual a freguesia, qual a escola e qual a turma... É daquelas realidades que aceitamos todos calados, como se de fatalidades se tratassem, quando na realidade se resumem a velhos hábitos vazios de explicação razoável. Parece-me matematicamente simples que, se os concursos de docentes se realizassem dois meses mais cedo, os resultados sairiam dois meses mais cedo. Dir-me-ão que não se poderia calcular o número exacto de vagas, ao que respondo que NUNCA se sabe exactamente qual o número de vagas disponíveis, porque não se sabe quem engravidará, quem morrerá, quem adoecerá, etc., etc.
Adiante, que ser professora primária (do 1º CEB, para não ferir susceptibilidades) representa muito mais do que decisões políticas. Representa um amor e uma paixão desmesurados pelo futuro, a crença de que este mundo pode ser melhor, de que nós (cada pessoa) podemos crescer e ajudar a crescer, a (re)descoberta das ofertas que temos para dar ao mundo, nesta vida que nos é emprestada. Agrada-me esta ideia de que a vida nos seja emprestada, porque nos responsabiliza pela sua correcta utilização:)

Este post todo serve apenas para dizer que faço habitualmente reuniões individuais com os encarregados de educação, porque cada aluno é único e porque acredito que cada família tem direito à sua privacidade.
Contudo, este ano decidi fazer reuniões com todos os encarregados de educação em simultâneo, porque julgo que será uma boa forma de estimular o espírito de comunidade. É evidente que manterei as reuniões individuais sempre que necessário.

Deixar aqui uma lista de "a fazer e dizer na 1ª reunião" poderia ser útil aos novos professores, não poderia?

Contributors

sitemeter