VSO needs you

-Quando é que este título deixa de ser ficção?-

Wednesday, January 04, 2006

As inovações "velhas" do M.E.

O início do 2º período foi anunciado com grandes "medidas" inovadoras para combater o insucesso escolar... Aqui
Ao lê-las, senti-me perplexa... Planos de recuperação para alunos? Há pelo menos 10 anos, que eles são feitos pelos professores, pelos conselhos de turma e aos pais é solicitada a sua cooperação... Se são bem feitos, é outra questão, mas que são uma das medidas praticadas obrigatoriamente nas escolas, são...
A propósito, um episódio passado comigo há cerca de 13 anos...
Numa turma do 6º ou 7º ano, ( já não me recordo bem e não me apetece ir consultar as agendas antigas) tinha um elevado número de alunos com fortes probabilidades de reprovarem. Elaborei um plano de recuperação, muito completo, que necessitava de um professor para ser concretizado!
Entregue no Conselho Directivo (ainda não havia Conselho Executivo!), foi-me proposto que eu mesma o concretizasse, para o que me seriam atribuídas horas extraordinárias!
Não aceitei, pela razão muito simples de que achei imoral aceitar horas extraordinárias, quando havia professores desempregados e juntando todas as horas extraordinárias que estavam distribuídas na escola, um horário completo podia ser entregue a um professor.
Então, foi-me comunicado que, consultada a C.A.E. (ainda havia C.A.E.s..), não se podia levar a cabo o plano de recuperação.
Como era Directora da Turma, convoquei todos os Encarregados de Educação a quem comuniquei a situação. Afinal, se havia Plano de Acompanhamento para os alunos, quem tinha de proporcionar os meios de execução do mesmo, era o Ministério!
Um dia depois de a C.A.E. ter sido informada da realização desta reunião, foi colocada uma professora na Escola com quem colaborei na execução do plano! E nessa época, não havia ainda SIC ou TVI...
Será que as medidas do Ministério, que não têm nada de novo, vão finalmente proporcionar às escolas meios para concretizar os Planos?
Se tal não acontecer, continuaremos a ver planos de faz -de-conta e "sucesso"estatístico, deliberado nas reuniões de avaliação, para "não ter de preencher tanta papelada"...ou então, como tem sido usual nesta equipa do ministério, daqui a duas ou três semanas apresentam novas "medidas" para corrigir estas...

1 comment:

kelly said...

Pois. O exemplo que a mariama nos traz aqui permite ver a novidade destas inovações ministeriais...

Contributors

sitemeter