VSO needs you

-Quando é que este título deixa de ser ficção?-

Monday, August 29, 2005

A confusão começou...e a lógica do Ministério da educação...onde está?

As listas de colocação dos professores saíu hoje...O Ministério vai propalar que saíu antes do previsto, o que quererá transmitir à opinião pública "a eficiência " da actual equipa ministerial...
Entretanto os sindicatos já disseram que apenas cerca de 10 mil professores contratados obtiveram vaga.
A guerra dos números começa e os "lapsos" do ministério são mais que muitos.
Um exemplo concreto: uma professora do 1º ciclo foi colocada em quadro de zona; logo tem lugar assegurado - lógico, não? Concorre a todos os lugares do quadro de zona, logo vai entrar numa escola,- lógico, não?
Saem as listas de colocações e esta professora, mais umas centenas (cerca de 30 páginas, se não me engano) não estão afectadas a nenhuma escola da Zona em que foram colocadas.
Algumas questões:
O ministério não contabilizou as vagas que tinha em cada zona?
E agora, vai logicamente ter de pagar o ordenado a professores que pertencem a uma quadro de zona, mas não foram afectados a nenhuma escola.
A procissão ainda vai no adro. Este caso é apenas um dos inúmeros que por aí haverá...
Aguardemos os próximos capítulos. E as autárquicas que vêm aí, senhores!

Sunday, August 28, 2005

2005- 2006 ...O Folclore vai continuar...

Apesar do silêncio mais ou menos generalizado sobre o próximo ano lectivo, ele está aí.
Professores colocados dia 30; Escolas com alguma (ou será muita?) confusão sobre as novas instruções para feitura de horários.

Pessoalmente não me surpreende nada! Vamos assistir ao folclore do costume: os media apresentando números e situações caricatas ( ou não vivêssemos num país de caricatura!); o ministério procedendo a aberturas solenes do ano lectivo nalgums escolas previamente seleccionadas com a presença ministerial em massa e transmitida nos noticiários e as escolas, contextos reais e organizacionais, assistindo á banda passar e tentando resolver os inúmeros problemas para os quais o ministério não dá solução...

Ah, e também vamos ter os Sindicatos e as Associações de Pais a emitir as suas opiniões.
Vamos ter números para todos os gostos...

O Folclore vai continuar, mas a qualidade vai permanecer a mesma.

Friday, August 19, 2005

Paz, pão, saúde, educação

Foi este o cenário encontrado pelos alunos de uma escola em Yala, Tailândia, no dia 16 deste mês, quando tentavam regressar às aulas. Cerca de 4,400 crianças perderam já as respectivas escolas, manuais escolares e outros materiais, devido a fogo posto. A escola que aparece na fotografia é uma das 56 que foram danificadas ou destruídas por ataques concretizados nas cinco cidades da zona meridional da Tailândia, desde o regresso da violência de forças independentistas, no início de 2004.
Posted by Picasa

Consequências?
Segundo o jornal A Página da Educação, o vice-ministro da educação, Rung Kaewdaeng, anunciou que cerca de dois mil professores colocados no sul da Tailândia, vão ser autorizados a transportar armas de fogo ou irão ser deslocados para outras regiões do país.

Contributors

sitemeter