estou a participar numa oficina de formação de matemática virada para o 1º Ciclo do Ensino Básico, orientada por uma formadora espectacular: Ana Paula Catela e, apesar de lhe dedicar um ínfima percantagem do tempo que devia, porque 24 são poucas horas para a vida que levo, esta formação está a ter implicações na minha prática:)
aproveito para deixar aqui um episódio que me fez sorrir, muito!
contextualização: o que são números amigos?
ora, quando fazemos as chamadas "contas de cabeça", é aconselhável descobrir estratégias que facilitem as mesmas. uma dessas estratégias consiste em aproximar os números em causa à dezena mais próxima (10, 20, 30, etc.). vejamos:
o número amigo do 1, é o 9, porque 1 + 9 = 10
o número amigo do 2, é o 8, porque 2 + 8 = 10
o número amigo do 3, é o 7, porque 3 + 7 = 10
o número amigo do 4, é o 6, porque 4 + 6 = 10
etc.
na prática:
para somar 49 e 52, podemos pensar em 50 + 51, por exemplo (compensamos: acrescentamos 1 unidade ao 49 e tiramos outra ao 52). imediatamente vemos a resposta: 101:)
ora, pedir a uma criança de 7 anos (feitos recentemente) que explique isto aos pais, pode ser uma tarefa curiosa, sobretudo se for antes de ele ter compreendido bem o que se está a passar com os números. eis um exemplo:
um aluno meu, interessado em aprofundar o que lhe andava a ensinar (ainda não tinha trabalhado a estratégia o suficiente, por isso a criança ainda não tinha percebido, evidentemente, o alcance ou objectivo da mesma), perguntou à mãe:
- oh mãe, quem é que é amigo do nove? ... é o 10?
a mãe, que desconhecia a origem da pergunta, respondeu à altura:
- deve ser... está perto do 10!
a beleza da comunicação é que, entretanto, a criança experimentou mais operações destas, por um lado, e por outro, a mãe confiou no meu trabalho, apesar de não o ter percebido. antes de entrar em pânico, pensou que eu saberia o que andava a fazer e perguntou-me assim que pôde.
graças a isso, está a preparar-se uma "formação familiar", para pais e familiares interessados, para que se possam partilhar novas práticas e novos desafios.
à mudança!
VSO needs you
-Quando é que este título deixa de ser ficção?-
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Links
- NILE - language education
- Escola da Ajuda
- Abnoxio
- APPI nep
- Associação Nacional de Animação e Educação
- Becker & Posner
- Causa nossa
- Ciência.pt
- Comfusão de estórias
- concursos - dgrhe
- EB 1 Alexandre Rodrigues Ferreira
- intervir
- ipod ready stories for kids
- Le Monde Diplomatique
- Mais uma aula
- Primary English Teachers in Portugal
- Professores.pt
- Professorinha
- Página da Educação
- Scientific American
- Turma da Piedade
- Turma do Pascal
- Unesco
- Unicef
- utilities - translation
- NILE - language education
4 comments:
isto não são números amigos. Números amigos são uma siuação mais complexa, descoberta por Pitágoras, que tem a ver com a soima dos divisres exactos de um número dar o valor do número amigo, e o recíproco ser válido.
Margarida Ruivaco
margarida.ruivaco@sapo.pt
eu sei que não! basta, aliás, googlear a expressão, para rapidamente encontrarmos a definição dos "verdadeiros" números amigos. aquilo a que me referia - muito à pressa- era simplesmente uma estratégia de cálculo mental, que facilita o mesmo!
de qualquer foram, obrigada pela atenção!
Epá, vim aqui parar ao calhas ( =), mas que estratégia fantástica, desconhecia. Se calhar ajudar-me-á com a minha matemática que me prende à força toda.
=)
boa @isis imeno!
Post a Comment