VSO needs you

-Quando é que este título deixa de ser ficção?-

Tuesday, April 11, 2006

"Sócrates" ficou impressionado na Finlândia

Recebi por mail e não posso deixar de partilhar.

Sócrates "impressionado" com sistema de ensino finlandês
Esperemos que as "impressões" se estendam aos pontos centrais da notícia:
1) A Escola Básica de Ressu tem 400 alunos, com idades compreendidas entre os sete e os 16 anos, e 37 professores no quadro. Um ratio professor/aluno de quase 1 para 10. E cá?
2) A autarquia suporta todos os custos de funcionamento, incluindo livros e outros materiais escolares. por cá, ainda estamos no percurso inverso. Será para manter?
3) O primeiro-ministro quis saber se os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem são ajudados com aulas extra, mas os responsáveis da escola explicaram-lhe que esse tempo lectivo suplementar era considerado desnecessário. Por cá, as aulas de substituição estão na moda. É para manter?
4) Depois de ler uma história em inglês, o professor pediu às crianças para abrirem os respectivos computadores e seleccionarem um programa informático de aritmética - apelo que foi cumprido imediatamente. Em banda larga ou estreita, o ratio de computadores/aluno ainda não é de 1/1, como lá. Para alterar?
5) Nas conversas que teve na escola, José Sócrates ficou ainda mais espantado quando ouviu que na Finlândia os melhores alunos "querem ser professores"."Não é por causa do salário, que não é muito elevado. Ser professor significa respeitabilidade social", explicou uma das directoras daEscola Básica de Ressu. E por cá, como se tem tratado a respeitabilidade dos professores?
Não basta ficar impressionado, é preciso perceber porquê...
Participe no nosso Blog http://alma_lusa.blog.pt/

3 comments:

kelly said...

É uma palhaçada! Cada vez mais me enerva a "classe (inde)docente"! Deparo-me diariamente com tanta inércia, tanta frustração, tanta incompetência, tanta ignorância e falta de espírito crítico!
Onde andam os sindicatos? Só sabem pedir aumentos salariais?!
"Um ratio professor/asluno de quase 1 para 10!!
Porra! Acordem ou estão à espera da virgem?!
Já estive mais longe de emigrar... mas teimo em dar o meu ínfimo contributo, teimo em procurar os verdadeiros educadores deste país. Que os há!
(enervada e triste)

AMAFAS said...

O ratio será relativamente a professores empregues, porque se formos a comparar o múmero total de professores de um e outro país, a coisa pia mais finhinho. Aí já devemos estar à frente.

Programa de aritmética entre os 7 e os 16? Errado! Completamente errado. Depois chegam à faculdade (onde não se pode utilizar máquina de calcular nos exames de matemática) e não sabem fazer uma simples conta de multiplicar ou a regras de expoentes tornam-se quebra-cabeças indecifráveis. Pelos vistos também erram. Erram é muito menos que cá!

Ah e lá 50% do salário vai direitinho para o Estado (daí todas as "borlas").

kelly said...

é bem verdade que "50% do salário [dos finlandeses]vai direitinho para o Estado", mas por cá não vai muito pouco e pagamos "tudo por fora". alguém sabe qual o paradeiro do dinheiro que entregamos ao nosso estado?

Contributors

sitemeter